terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Pouso Alegre e a força do hip hop


Tão bom quanto ir para as ruas ouvir as pessoas e se infiltrar em outras culturas, é quando isso é feito noutra cidade longe da nossa. Tenho me surpreendido com o povo do sul de Minas e com as cidades que tenho visitado. 

Pouso Alegre é um desses lugares que encanta, seja pelo povo gentil, pela hospitalidade, pelo tempero ou pela tranquilidade. É um interior com ar de cidade grande, ou uma cidade grande com ar de interior, não sei bem... só sei que me sinto muito em casa quando estou por lá. É como se tudo estivesse a dois passos, tanto do sofisticado quanto do simples. 

Na última pauta na cidade conheci uma galera super bacana, super engajada. O pessoal  daqui da capital sempre reclamando que não tem espaço e tal, enquanto o pessoal de lá cria oportunidades, vende seu peixe, se viram e produzem muito. Isso sim, é viver pela arte, ou para ela. 

Numa dessas, conheci o Wesley de Carvalho. O cara é um representante ímpar da cultura hip hop na região e presidente da ASHPA, Associação de skate e hip hop de Pouso Alegre, um militante da causa.  

O movimento deles é super organizado e tem uma porrada de eventos sociais que levam diversas ações para a periferia, oferecendo oportunidade à jovens de várias comunidades. Legal é como o pessoal se integra com outras ações culturais na cidade, tanto com o pessoal do Conservatório de Música quanto com o pessoal do teatro, por exemplo. O resultado é uma comunidade mais esclarecida, mais ativa e mais crítica, sem falar que ajuda a acabar com o preconceito que alguns grupos têm com relação a outras manifestações. 

Confesso que a conversa que tive com o Wesley me abriu um pouco a cabeça para o trabalho da galera do hip hop, do grafite e dos MC's. Eles representam a periferia com muita propriedade, com uma voz que muitas vezes é pouco ouvida, embora tenha muito a dizer.  

Agradeço imensamente ao pessoal de Pouso Alegre que recebeu tão bem a mim à nossa equipe, ao Wesley, à loja "Estilo de Rua" (35 3425-0885) e ao Hotel Marques Plaza. Pouso Alegre tem sido nossa segunda casa.

E passando por lá, não deixem de conhecer os queijos e frios do Empório São Paulo. Fica a dica!

Conheça a ASHPA e siga o pessoal no Facebook

Ao som de "Go". Big Remo ft 9thmatic.


Assista à matéria:




Um comentário:

Rodrigo Porto disse...

A importância maior de trabalhar na sociedade, é demonstrar o que parece óbvio, mas acaba sendo oculto por paradigmas sociais, a tv, as redes, as mídias, tornam acessível essa cultura tão rica e tão bela.

Parabéns...