domingo, 28 de junho de 2009

LANÇAMENTO - Com certeza: Leda Nagle, melhores momentos"

Estive no lançamento do livro "Com certeza: Leda Nagle, melhores momentos", no auditório da Cemig. Quem apresentou Leda foi o grande literato Afonso Borges, de quem sou fã pelo seu trabalho no "Mondo Livro".

Foi muito bom conhecer Leda de perto e confirmar que a simpatia com que ela apresenta o "Sem cençura" é pura verdade. Leda é um amor de pessoa. Simpaticíssima. Descobri que ela é mineira de Juiz de Fora e morou um tempo em Belo Horizonte. Se formou em Jornalismo e foi professora por mais de doze anos.

O bate-papo foi muito agradável. Não resisti à tentação de pedí-la que comentasse sobre a decisão da não obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercício do cargo. Leda respondeu gentilmente, expondo sem pudores sua opinião, dizendo que é uma tremenda falta de respeito com os jornalistas. Disse que, como diplomada e ex-professora, defende, antes de mais nada, "um ensino de qualidade, e é com isso que eles (supremo?) deveriam se preocupar.

Se eu já era fã de Leda, saí do auditório mais fã ainda, a fim de criar logo um fã-clube, comunidade no orkut e tudo (certamente já fizeram isso)...

Leda tem um sorriso doce, um humor leve, bobo, daqueles que causam riso solto. Tem ar de mãe, de tia, de professora... Parece tomar a gente no colo.

Sobre seu livro, é uma reunião de algumas (só 30. Disse que não coube mais que isso) de suas entrevistas, ao longo de sua carreira. Entre os entrevistados estão Cazuza, Tim Maia e ninguém menos que Carlos Drummonde de Andrade. Leda dedica seu livro ao "filho e amigo Duda".

Leda tem um blog e engraçado que no bate-papo ela disse ter um pouco de dificuldades de postar em blogs, por se sentir meio acanhada de expor, mas não é o que parece lendo seus textos. Adorei o que fala de sua devoção por São Judas Tadeu. Pra quem quiser conferir, o endereço é www.bloglog.globo.com/ledanagle/


Serviço:
Leda Nagle reúne no livro algumas de suas melhores entrevistas, feitas ao longo de mais de trinta anos de carreira na televisão. Personalidades como Carlos Drummond de Andrade, Maria Bethânia, Tom Jobim, Zélia Gattai e Ney Matogrosso já tiveram longas e ricas conversas com a apresentadora. O charme e a informalidade que fizeram do Sem Censura um dos grandes sucessos da televisão brasileira também caracterizam este livro.
Editora: Agir
Autor: LEDA NAGLE
Ano: 2009
Número de páginas: 328

Compre "Com Certeza: Leda Nagle, Melhores Momentos" no SUBMARINO

2 comentários:

Liv Milla disse...

Tenho achado o meu blog um tanto desinteressante... nem você me visita mais! :(

Glenda disse...

Assisti à entrevista descrita por você. Leda Nagle é agradabilíssima, encantadora, engraçada, inteligente. Vi duas pessoas perguntando sobre curso de jornalismo, e uma delas, olha só, encontro enquanto procurava o título do livro dela! Parabéns pelo blog e força pra terminar seu curso, hein!! :D