quarta-feira, 9 de julho de 2008

Lançamento do Livro "O caminho das Estrelas" de César Souza

Viciado em Lançamentos Literários que sou e longe de buscar cura para esse bem que me assola, ontem tive mais uma noite mui agradável assistindo ao nascimento de mais um filho de um pai dedicado(não só metaforicamente pois os dois simpáticos filhos do autor estiveram presentes ao evento).
Nunca fui muito chegado a livros de auto-ajuda ou coisas do tipo "Como resolver minha vida", ou ainda algo que sugira fazer de mim uma pessoa feliz e bem-sucedida a curto prazo. Eu sempre achei e continuo achando que não há fórmula para se dá bem no trabalho, no amor, ser respeitado na turma de amigos, ser feliz... Isso por que cada pessoa é única e da mesma forma, seus pontos fracos também assim o são. Ontem me surpreendi. Descobri que "o cara" conseguiu tratar assuntos que é de auto-ajuda sim,(e de "auto-íssima" ajuda) com uma abordagem que até então eu nunca havia visto ninguém explorar. Uma coisa do tipo auto-ajuda-coletiva ou auto-ajuda-se deu certo com ele, pode dar certo comigo.
César Souza é Consultor, autor e palestrante. Foi apontado pela revista EXAME como um dos dez palestrantes mais requisitados do Brasil e também indicado pelo TOP OF MIND 2006, categoria palestrante do ano, como um dos 5 palestrantes mais lembrados do país. É autor de “Você é do Tamanho de seus Sonhos” e o “O Momento da sua Virada”, best sellers que ocuparam 5º e 6º lugares na lista dos Mais vendidos, categoria Negócios, segundo a VEJA. Seu penúltimo lançamento foi "Você é o Líder da sua vida", que ocupou o oitavo lugar na lista dos mais vendidos, segundo a revista VOCÊ S.A. César faz chegar até nós agora "O Caminho da Estrelas". César conta que o livro vem a nos colocar dentro da, segundo ele, "nova face do que vem a ser uma grande Liderança". César acredita que bom líder é aquele que cria novos líderes, permitindo assim uma linhagem de pessoas capazes, prósperas e consequentemente, realizadas. O livro tem histórias de gente de sucesso e observa o sucesso através de vários focos e não se trata só de historinhas sobre heróis-presidentes de multinacionais, como fazem a maioria dos temas de "Liderança". Passagens trazem por exemplo a história de um vendedor de picolé que mantinha uma creche numa cidade do Nordeste e também fala da catadora de papelão nas ruas de Belo Horizonte que montou uma Cooperativa. César nos ensina que as pessoas precisam, antes de mais nada, serem Líderes delas mesmas. Esse é o segredo do sucesso ou o "Caminho da Estrelas", melhor dizendo.
César já foi solicitado para traçar o perfil de liderança de grandes dos nossos líderes como o Presidente Lula, entre outras personalidades políticas. Tão familiarizado com o desafio, César se saiu imensamente bem ao responder a pergunta de um presente sobre o que ele achava da liderança do nosso presidente. Sem se esquivar, admitiu que Lula é uma grande figura histórica dentro da política e também um exemplo de determinação pessoal mas que peca em alguns quesitos como "formação de novos líderes", entre outros.
César acredita fidedignamente na capacidade feminina de liderança. É fã de líderes femininas como Madre Tereza e a primeira-ministra Alemã Angela Merkel.
Ao final do bate-papo, César autografou gentilmente os exemplares dos presentes, me passou seu e-mail, sorteou um exemplar quando uma escritora presente foi contemplada e ainda trocaram livros e autógrafos.
A vontade era de não ir embora. Sabe aquele papo bom entre amigos que não tem hora para acabar? Pois então, essa foi a sensação que tive, mas a conversa não podia se estender muito por que os dois filhos, ainda de uniformes do Colégio (umas graças) aguardavam ansiosos pelo pai, para um jantar de comida japonesa. Só me restava um
"Toma que o pai é de vocês". Imaginei como as crianças deveriam estar ávidas, sedentas pelo pai. César mora em São Paulo e os filhos em Belo Horizonte.
Quem quiser, pode conferir o bate-papo na TV Câmara, sábado às 19h e domingo, 16h.
César deixou o teatro com um sorriso de "missão cumprida" estampado no rosto e rumou para um restaurante de comida japonesa na Savassi. À tiracolo, seus Filhos-livros, livros-filhos.
Bom apetite!

Nelio Souto

Nenhum comentário: